Skip to main content

Quando você escolheu sua profissão, considerou a gentileza como habilidade essencial? Além do salário, plano de carreira e benefícios, quais outros fatores você levou em conta para ajudar as pessoas?

A gentileza é um diferencial no ambiente de trabalho, sendo um fator extremamente importante para um exercício profissional leve e até mesmo mais eficaz.

Por isso, listei algumas profissões onde a gentileza é um quesito importante. Conheça as 12 profissões mais gentis, saiba o porquê elas compõem essa lista e entenda os seus benefícios e impactos. 

O que é gentileza?

A palavra gentileza significa muito mais do que simplesmente ter boas maneiras. Ela envolve oferecer uma atenção autêntica às pessoas e auxiliá-las sem esperar algo em troca. É a escolha espontânea de fazer algo para ajudar as pessoas, com o desejo genuíno de vê-las bem.

Além disso, ser gentil também significa ter a habilidade de observar com atenção a outra pessoa, perceber suas necessidades de maneira sensível e acolhê-la com generosidade.

Por isso que a prática da gentileza é um exercício diário para quem quer desenvolver a empatia, nutrir nosso potencial de humanidade e ser agente de construção de uma sociedade mais inclusiva, solidária e harmoniosa.

Já ouviu o ditado “gentileza gera gentileza”? Pois bem, o exercício dessa habilidade acaba desencadeando uma série de benefícios. O simples fato de ser gentil pode melhorar o bem-estar e ajudar a deixar os ambientes que normalmente são tensos muito mais leve.

A ciência por trás da gentileza

Uma pesquisa publicada no periódico científico The Journal of Positive Psychology comprova que ajudar outras pessoas impacta positivamente em nosso bem-estar e nos faz sentir bem com nós mesmos.

A pesquisa aborda como os benefícios para o bem-estar da gentileza em duas culturas dependem de como essa habilidade é apresentada.

Perante as divergências culturais nas interpretações de felicidade, a pesquisa buscou examinar se indivíduos provenientes de culturas independentes (em comparação com culturas interdependentes) iriam colher benefícios do comportamento pró-social quando o enfoque no próprio eu é enfatizado (em oposição ao enfoque no outro).

Num estudo de intervenção randomizada e controlada, com duração de uma semana, participantes dos Estados Unidos e da Coreia do Sul foram aleatoriamente atribuídos a grupos que liam um artigo noticioso descrevendo atos de bondade como benéficos para si mesmos ou para os outros, ou a um grupo de controle que lia um artigo não relacionado. 

Posteriormente, todos os participantes realizaram atos de bondade durante a semana e completaram avaliações pré e pós-intervenção do seu bem-estar subjetivo, conexão social, competência e autonomia.

De acordo com as avaliações feitas por eles próprios, os participantes dos Estados Unidos que leram que a bondade era benéfica para si mesmos apresentaram aumentos mais significativos em afeto positivo, satisfação com a vida e sensação de conexão.

Esses resultados sugerem que o enfoque na bondade para com o próprio eu pode ter efeitos positivos no bem-estar subjetivo dos indivíduos provenientes de culturas independentes. 

Os benefícios da gentileza (com base científica)

Gentileza é um comportamento tão importante que afeta as relações interpessoais, o nosso estado de humor, a vida pessoal e profissional e até mesmo o grau de felicidade no nosso dia a dia. 

Há vários benefícios físicos, sociais e psicológicos não só para quem recebe, mas para quem pratica a gentileza.

Com base numa publicação da Mental Health Foundation, a gentileza gera muitos benefícios. Para você ter uma noção, separei 3 que considerei essenciais para uma vida melhor:

1. Mudanças de perspectiva e conexão com os outros

Ajudar outras pessoas é uma das principais maneiras de criar, manter e fortalecer as relações sociais. Fazer o bem também nos ajuda a melhorar nossas próprias circunstâncias e a lidar com nossos desafios. Já foi comprovado que praticar gentileza e gratidão aumenta as sensações de felicidade, otimismo e satisfação com a vida.

2. Mudança positiva na sociedade

Quando alguém é gentil conosco, há mais chances de aplicarmos esse mesmo comportamento com outras pessoas. Cria-se, assim, uma espécie de corrente do bem.

Esse tipo de corrente é responsável por gerar mais confiança, união e senso de pertencimento e coletividade, resultando assim em uma mudança positiva dentro da nossa sociedade.

3. Sensação de bem-estar

Além de causar aquela sensação boa quando ajudamos alguém, a gentileza também tem efeitos mais duradouros em nosso corpo. Pessoas mais gentis têm maior autoestima, o que resulta em mais sucesso na escola e no trabalho, melhores relações sociais, melhor saúde física e mental e maior motivação. 

Quando somos gentis, há uma diminuição da pressão sanguínea e do cortisol em nosso corpo, um hormônio diretamente ligado ao estresse. Portanto, quem pratica a gentileza com frequência tende a ter uma vida mais longa, saudável e feliz.

Mas, afinal, quais são as 12 profissões mais gentis?

Decidi criar essa lista com o objetivo de mostrar a relação entre gentileza e dois fatores extremamente importantes (sobre os quais comentarei mais adiante), que precisam ser cada vez mais levados em consideração no mercado de trabalho.

A curadoria foi elaborada a partir de pesquisas e estudos que explico no final do artigo. Confira a lista completa das 12 profissões que podemos considerar as mais gentis do mercado de trabalho:

1. Artista

Pessoas escritoras, atrizes, atores, artistas plásticos e demais profissionais que trabalham com expressão são sensíveis e que nos ajudam a traduzir afeto e inspirar diferentes emoções em todos nós. Sua gentileza pode ser um exemplo para outras pessoas e ocupações.

2. Assistência social

Além de serem gentis e disponíveis, esses profissionais estão acostumados a lidar com duras realidades e, muitas vezes, parte do seu trabalho é desenvolver um vínculo com a população para romper barreiras e estabelecer uma relação de confiança.

3. Bombeiros

Além de saber agir em emergências, esses profissionais também cuidam das pessoas em momentos de extrema vulnerabilidade e, por isso, precisam exercitar a compaixão e a gentileza todos os dias.

4. Direito

Esses profissionais são procurados principalmente quando temos um problema. Por isso, a gentileza faz a diferença no atendimento, nas explicações e na defesa de uma causa. 

Acompanhar e dar apoio a seus clientes também é parte do trabalho de um advogado ou juiz, indo muito além de seu amplo conhecimento sobre leis e regras. Nesta função, quem sabe ouvir e acolher, se destaca.

5. Educação

Empatia, paciência e respeito são algumas das tantas virtudes que os educadores demonstram aos alunos. Educadores criam ambientes seguros e estimulantes para o aprendizado, incentivando o crescimento intelectual e emocional das pessoas. 

A gentileza é a peça-chave para contribuir com o desenvolvimento da sociedade, que vai além da transmissão de conhecimentos, pois moldam mentes e influenciam positivamente o futuro das pessoas e de toda uma nação.

6. Enfermagem

Profissionais de enfermagem são conhecidos pelo carinho e cuidado, aqueles que acompanham de perto os pacientes e ajudam em todas suas necessidades, das mais básicas às mais complexas. Não dá nem para imaginar um mundo sem enfermeiros. 

Eu perguntei à enfermeira Geisa Luz, que também é consultora em doenças raras e especialista em Saúde Pública, por que a enfermagem é considerada uma profissão gentil. 

Para Geisa, a gentileza está intrínseca na sua profissão. De acordo com ela, a enfermagem só existe porque existe a ação do cuidado.

Ela ainda explicou que a enfermagem surgiu através de uma inglesa chamada Florence Nightingale. Para Geisa, a história da pioneira da enfermagem só escancara que praticar gentileza na área da enfermagem exige muito estudo, dedicação e persistência.

Além de trabalhar na área da saúde, Geisa também atua como criadora de conteúdo e palestrante. Por isso, ela não exitou em falar sobre casos de gentileza em sua profissão.

“Eram 5 horas da manhã quando recebi uma mensagem da mãe do Guilherme, Sandra. Ela relatava que o filho estava no Centro Cirúrgico para um transplante de pulmão, e ela estava com muito medo. Por isso, ela pediu a minha presença para apoiá-la“, relatou Geisa.

A enfermeira se deslocou durante 6 horas em um ônibus, pois morava longe da capital do Rio Grande do Sul. Ao chegar em Porto Alegre, percebeu que Sandra estava com fome e cansada. Geisa logo ofereceu um lanche para ela, e ficou com Sandra durante dois dias, recebendo apenas notícias ruins até a chegada da sua irmã.

O filho de Sandra evoluiu bem e conseguiu viver por mais 1 ano e meio. O jovem sofria de uma doença rara, chamada Fibrose Cística.

Geisa fala que essa história se eternizou em sua vida de uma maneira especial, ganhando uma homenagem na frase de sua tese de doutorado que diz “quando um profissional se coloca a disposição, está implícito a possibilidade de sofrer junto, se emocionar e ser humano”.

7. Fisioterapia

Trabalhar com reabilitação significa ajudar as pessoas a se fortalecerem e restabelecerem. Com gentileza e respeitando o tempo de cada pessoa, esse trabalho pode fazer toda a diferença na qualidade de vida das pessoas.

8. Medicina

Assim como os enfermeiros e outros que trabalham na área da saúde, os médicos são profissionais do cuidado. Cuidar de uma pessoa em momentos de vulnerabilidade e doença exige muito mais do que apenas conhecimento técnico. A capacidade de olhar para o outro com empatia e gentileza faz toda a diferença em uma consulta.

9. Nutrição

Nutricionistas contribuem com diferentes aspectos da nossa saúde. Além de cuidar da saúde física, também olham para distúrbios da alimentação e da imagem. Precisam compreender a relação que as pessoas têm com a comida e oferecer todo o suporte necessário para ajudar seus pacientes a mudarem seus hábitos alimentares.

10. Pedagogia

Professores devem desenvolver paciência, respeito e gentileza, para criar um ambiente seguro e propício ao aprendizado. São eles que nos ajudam a expandir nossa visão de mundo e alcançar todo o nosso potencial.

11. Psicologia

Esses profissionais desenvolvem uma relação única com seus pacientes. É um tipo de intimidade raramente compartilhado, mas que se expande para outros relacionamentos, modificando nossa autoestima e autoconfiança. Profissional da empatia e da compaixão, não poderia deixar de ser gentil no dia a dia.

12. Segurança

Outra forma de cuidar é oferecer segurança. É cumprimentar com um sorriso no rosto, abrir uma porta, ajudar a carregar um pacote pesado, oferecer apoio a pessoas que cruzam seu caminho diariamente. Quando feito com gentileza, esse trabalho faz toda a diferença.

O que os trabalhos mais gentis do mundo têm em comum?

Depois de vermos alguns dos benefícios sociais, físicos e mentais de praticar a gentileza no dia a dia, fica mais fácil entender porque essas profissões estão na lista. No entanto, vale lembrar que ajudar é para todas as pessoas e profissões.

Outro fator que está diretamente ligado à gentileza e que precisa ser cada vez mais levado em consideração no mercado de trabalho é a felicidade, ou seja, o bem-estar das pessoas em seus ambientes profissionais. 

Uma pesquisa publicada pelo jornal The Washington Post em 2023 aponta que a maioria dos trabalhos mais felizes do mundo são aqueles que focam na empatia, compaixão e fazer a diferença na vida das pessoas.

O estudo mostra que muito mais do que as recompensas financeiras, o que realmente impulsiona as pessoas em suas carreiras é a sua missão e se elas têm a sensação de que estão fazendo algo importante para o mundo e para os outros.

Justamente por isso, a maioria das atividades desses profissionais está focada em ajudar as outras pessoas em seus momentos mais vulneráveis, formando uma rede de apoio que ajuda a criar um mundo melhor e mais gentil. 

Portanto, estamos falando das profissões mais gentis porque combinam o fator “ajudar o próximo” e “felicidade”. 

Vamos fazer essa lista crescer e usar nossas competências para tornar esse mundão num lugar mais gentil, acolhedor e inclusivo.

Conclusão

O dia a dia dessas profissões não é um mar cor-de-rosa. Pelo contrário, são carreiras que demandam muito e têm desafios diários. A questão é que para muita gente, poder fazer a diferença na vida de outras pessoas e praticar a gentileza no dia a dia do trabalho não tem preço.  

Vamos fazer essa lista crescer?!

Comente se você encontrou a sua profissão na lista das mais gentis. Independentemente do cargo que você ocupa e da profissão, conte sobre suas experiências com a gentileza na sua área de atuação e inspire outras pessoas a seguirem o caminho da bondade.

Podemos construir redes de troca e incentivo, onde a gentileza prevaleça. Deixe seu comentário e faça parte dessa comunidade de profissionais gentis que acreditam em negócios humanizados.

Leave a Reply